Airbnb

A Caixinha que queremos

Category:

O Atados foi contratado pelo Airbnb para desenvolver um projeto de transformação de um espaço público com o apoio de Anfritiões como voluntários.

O desafio
O Airbnb queria fazer uma ação com a sua rede de Anfitriões e ao mesmo tempo deixar um legado para a cidade do Rio de Janeiro após as Olimpíadas. Uma premissa importante era que esse legado fosse numa área que não tivesse sido beneficiada diretamente pelas obras das Olimpíadas.

Causa / Público envolvido
O projeto atende a causa da preservação ambiental, defesa de direitos e crianças.

Metodologia
O Atados localizou locais na cidade que precisavam de uma transformação que pudesse ser realizada com a participação de voluntários sem conhecimento técnico específico e num curto período de tempo. Após apresentação para o Airbnb, foi escolhido um terreno na Rocinha, com mato alto e o sonho de virar uma praça para crianças e melhor idade.

Através de parceria com ong local e associação de moradores, os moradores foram ouvidos em várias ocasiões e sonharam a praça junto com Atados e Airbnb durante todo o processo, que teve como ponto focal encontros de co-criação durante 3 sábados anteriores ao evento final.

Duração
Abril a Julho de 2016

Quantidade de participantes
100 voluntários Airbnb e 50-100 moradores

Principais resultados
O terreno que não tinha uso, hoje é uma praça com um mirante e uma das vistas mais bonitas do Rio de Janeiro. Há espaço para as crianças e a comunidade, por ter participado de todo o processo de construção da praça, mantêm o espaço e faz melhorias através de novos mutirões de tempos em tempos.

Com a participação de todos, incluindo a compra de insumos dentro da própria comunidade, foi possível deixar um legado para a cidade e comunidade.

O PROJETO

Devido ao alto fluxo de turistas durante o período das Olimpíadas e a vontade de retribuir ao Rio de Janeiro o aumento do fluxo de hóspedes nessa época, o Airbnb procurou o Atados para pensar uma forma de deixar um legado para a cidade.

Em conjunto com o Airbnb, o local escolhido foi a Rocinha, mais especificamente a Vila Laboriaux. Uma região que já atraía turistas em busca de mirantes menos convencionais e que tinha uma associação de moradores forte e atuante, e uma ong parceira do Atados com bastante inserção na comunidade.

O sonho de construir uma praça em um terreno que tinha mato alto era antigo e comum à todos na Vila Laboriaux. Projetos e sonhos já estavam descritos quando o Atados conectou o desejo do Airbnb ao desejo dos moradores. O lugar tinha até um nome: Caixinha! E, como seria uma construção coletiva, o projeto ganhou nome e hashtag: A caixinha que queremos ou #acaixinhaquequeremos.

Foram feitas muitas reuniões até que o formato fosse decidido de acordo com todos. Atados mediou, então, 3 encontros no local para preparação para o grande dia da transformação. Com a participação de voluntários da rede, moradores, ong local e associação de moradores, o local foi limpo e preparado para o mutirão com a participação dos anfitriões Airbnb. Em todos os encontros prévios foram feitas atividades com as crianças, para que elas se acostumassem a frequentar o espaço que estava sendo feito para elas.

No dia do mutirão, o Atados providenciou vans para fazer o traslado dos anfitriões desde a estação de metrô mais próxima até a Vila Laboriaux, onde anfitriões e moradores foram recebidos com um café da manhã.

Com orientação em cada uma das frentes, os voluntários - anfitriões e moradores - fizeram um mirante com pallets, móveis com pallets, geladoteca, horta comunitária e pintaram todo o espaço enquanto o grafiteiro Wak, também morador da Rocinha, fez um grande mural, com espaço reservado para a projeção de cinema que acontece alguns domingos à noite. E, claro, teve um super churrasco de confraternização para celebrar o trabalho bem feito!

Um ano depois, os moradores continuam fazendo melhorias na praça, através de mutirões. O espaço, ainda em eterna transformação, tem uma horta que é mantida pelos moradores e o deck de pallets feito pelos anfitriões é um dos mirantes com vista mais bonita do Rio de Janeiro, em que se pode ver a Lagoa, o Cristo, o Pão de Açúcar e as praias da zona sul.

Quer começar um projeto na sua empresa? Entre em contato conosco!
Category: