QGEP

Carta & Carreira

Category:

O Atados Rio realizou junto à área de Comunicação e Sustentabilidade da QGEP - Queiroz Galvão Exploração e Petróleo, o projeto Carta & Carreira, que consiste na troca de cartas sobre mercado de trabalho entre jovens da rede pública e voluntários da empresa.

O desafio
A QGEP já desenvolvia projetos de arrecadação de donativos para instituições sociais e quis dar um passo à frente no engajamento dos funcionários, mesmo com pouco tempo disponível na rotina da empresa. A atuação direta com o público beneficiado pelas organizações foi possível por meio das cartas.

Além disso, a QGEP iria utilizar o programa como porta de entrada para o primeiro Jovem Aprendiz da empresa. Gostariam de realizar um processo que incluísse mais o jovem e que os funcionários tivessem mais empatia pelo mesmo, no intuito de estimular as trocas a respeito de futuro, vida adulta, escolhas e sonhos, além de auxiliar na escolha da carreira profissional.

Causa / Público envolvido
Jovens do ensino médio da Escola Estadual Olga Benário Prestes, em Bonsucesso, zona norte do Rio de Janeiro.

Metodologia
O Carta e Carreira foi desenvolvido com a finalidade de promover a troca de cartas entre jovens e profissionais de empresas, no intuito de estimular as trocas a respeito de futuro, vida adulta, escolhas e sonhos eauxiliar na escolha da carreira profissional.

Após três meses de troca de cartas, a dupla de correspondentes finalmente se conhece na Festa da Troca, quando os voluntários presenteiam os jovens com um livro, com o intuito de dar continuidade ao relacionamento deles com a leitura, além de apresentar todo o funcionamento da empresa e postos de trabalho.

A parceria nessa edição foi com o Instituto Empreender, que realiza o programa EnterJovem em escolas públicas e envolveu alunos do Colégio Estadual Olga Benário Prestes.

O Atados realiza toda a logística do processo com as cartas, incluindo oficinas com os jovens e dinâmica de encontro.


Duração

Setembro à novembro de 2016

Quantidade de participantes
50 pessoas (colaboradores e atendidos)

Principais resultados
Após os três meses de trocas de cartas os jovens se sentiram mais preparados para entrar em faculdades e no ambiente de trabalho. Os funcionários da QGEP tornaram-se amigos e confidentes dos jovens, deram dicas e apresentaram novas possibilidades aos mesmos.

Alguns dos voluntários e correspondentes se mostraram interessados em continuar a troca de cartas, mesmo sem o intermédio da empresa.

Ao final do programa, a QGEP realizou processo seletivo entre os jovens participantes e um deles se tornou jovem aprendiz na empresa.

Link para reportagem:https://medium.com/atados-hist%C3%B3rias/alunos-da-rede-p%C3%BAblica-trocam-cartas-com-profissionais-sobre-mercado-de-trabalho-272b08a04d3f

 

 

Quer começar um projeto na sua empresa? Entre em contato conosco!