Suzano Papel e Celulose

Projeto Vocações e plataforma Suzano Voluntariar

O Atados contribuiu com a elaboração, o planejamento e a implementação do Projeto Vocações, da Suzano Papel e Celulose, um programa de voluntariado de alta maturidade, unindo talentos e vocações dos colaboradores com as demandas mais urgentes da região de Mucuri (ES), buscando o desenvolvimento comunitário. Desenvolveu também a plataforma Suzano Voluntariar, onde os colaboradores podem encontrar todas as iniciativas do Projeto Vocações.

O desafio
Um dos objetivos essenciais da Suzano Papel e Celulose é o desenvolvimento das comunidades na região do norte do Espírito Santo e sul da Bahia. Assim, foi implementado um programa de voluntariado de alta maturidade na região, que considera as necessidades das comunidades e as aptidões dos colaboradores para realização de ações coesas e de alto impacto.

Causa / Público envolvido
Toda a comunidade do entorno em diversas cidades do norte do Espírito Santo e sul da Bahia, sendo que as causas surgem a partir do mapeamento das demandas prioritárias das comunidades.

Metodologia
A partir do lançamento de uma plataforma de voluntariado, o programa busca divulgar e engajar ações voluntárias para todos os seus colaboradores. As ações realizadas são definidas pela área Socioambiental da Suzano Papel e Celulose, que diariamente vive nas comunidades e em contato com ONGs, que juntos desenvolvem projetos e ações sociais.

Duração
Outubro de 2016 a junho de 2017

Quantidade de participantes
Centenas: oprograma de voluntariado executará inúmeras ações de forma autônoma.

Principais resultados
Estruturação, implementação e capacitação do processo para execução do programa de voluntariado. A plataforma de voluntariado é o ponto central de divulgação e controle de inscrições, permitindo engajamento colaborativo e acompanhamento de todas as partes interessadas, inclusive instituições sociais.

 

O PROJETO

A Suzano Papel e Celulose é a segunda maior produtora de celulose de eucalipto do mundo, e maior do Brasil. Um dos grandes valores da companhia é a sustentabilidade, e por isso, possui uma grande visão sobre a participação de seus funcionários no voluntariado.

Em uma de suas unidades, em Mucuri (BA), a Suzano identificou que possui um grande poder de mudança e influência na região, e decidiu se empenhar no desenvolvimento comunitário de Mucuri e cidades próximas a partir do trabalho voluntário. Da mesma forma, a Suzano também identificou que seus colaboradores possuem inúmeras aptidões que poderiam utilizar para o desenvolvimento comunitário, e que assim os colaboradores tenham maior motivação para o voluntariado e maior pertencimento à empresa e à região.

O Atados surgiu como parceiro da Suzano para elaboração, planejamento e implementação de um programa de voluntariado sólido, que faz sentido para as comunidades atendidas e que empreende as habilidades de seus colaboradores: o Projeto Vocações. Seu objetivo foi a utilização das habilidades e talentos dos colaboradores da Suzano para o desenvolvimento comunitário.

Este projeto contou com várias etapas: planejamento, mapeamento das vocações de seus colaboradores, das instituições locais, desenho de processo, capacitações, até a implementação da plataforma de voluntariado e suporte. O Atados contou com a estrutura já existente da Suzano e envolvimento completo das áreas de Sustentabilidade e Responsabilidade Social.

O papel do Atados neste projeto foi de implementação e estruturação, portanto, o Projeto Vocações hoje é coordenado e gerido exclusivamente pela Suzano, de forma autônoma e sustentável.

 

 

Quer começar um projeto na sua empresa? Entre em contato conosco!