Guia de Boas
Práticas Antirracistas

A busca pela equidade racial é cada vez mais frequente nas empresas e, por isso, muitas delas procuram o Atados para promover ações inovadoras sobre o tema.

Já realizamos dezenas de ações de mentoria para estudantes negros, apoio na construção de atividades para comitês de diversidade, gerenciamento de bolsas de estudos e hackathons para gerar impactos em ONGs que trabalham em prol da equidade racial. Entre as grandes empresas com quem realizamos parcerias temos a SKY, Fundação Telefônica Vivo, Pfizer, Grupo Boticário, Metlife e Samsung. 

Você já parou para pensar no quanto esse assunto se conecta com o ESG, que é outra grande tendência do universo corporativo? Por mais que a gente associe o ESG ao tema do meio ambiente, a questão racial está presente na segunda letra dessa sigla, que diz respeito ao Social. 

Nela englobam-se também outras questões importantes como, a igualdade de gênero, os direitos humanos e o respeito à diversidade sexual. Ter ações na causa racial não apenas representa um compromisso da sua empresa com uma causa importantíssima para a sociedade brasileira. Essa atitude também é capaz de gerar o sentimento de admiração e preferência entre seus stakeholders, como consumidores, investidores e colaboradores.

Falando nos colaboradores, o voluntariado corporativo é uma forma eficaz de estimular este compromisso e conseguir fazer com que eles também abracem a causa, gerando sinergia entre seu time e os valores da sua empresa.

Com as empresas cada vez mais comprometidas em causas sociais, como o antirracismo, sobre o qual a gente tem conversado, o voluntariado corporativo ganhou um novo papel no mundo corporativo. 

Se em algum momento houve brecha para enxergar ações voluntárias como “supérfluas”, hoje fica nítido que toda e qualquer ação social também é parte da estratégia de negócio das empresas.

Para trazer valor, é preciso que cada programa de voluntariado esteja alinhado com o discurso e posicionamento da organização. Quando feito dessa forma, além de trazer resultados de alto impacto para a comunidade, também aumenta o espírito de colaboração e o engajamento dos colaboradores.

O Atados, maior rede de voluntariado do Brasil, com 10 anos de história, desenvolveu diversas metodologias para programas de voluntariado que se adequam a diversas realidades corporativas.Desde o voluntariado mão na massa, como atividades de mutirão, até o voluntariado intelectual, onde colaboradores podem compartilhar seus conhecimentos e ajudar a impactar o futuro de jovens profissionais. 

Este e-book é um resultado disso: produzimos um guia de boas práticas para apoiar organizações que se comprometem com o antirracismo e querem, assim como o Atados, promover engajamento social de forma igualitária.

Espero que você goste do conteúdo e que ele amplie o seu conhecimento e o das pessoas do seu time sobre equidade racial.

plugins premium WordPress