Social Engagement Summit
Confira o que marcou a segunda ediçao do evento em 2024
Impacto social, inovação e oportunidades de networking para empresas comprometidas com responsabilidade social
No dia 23 de maio de 2024, a Unibes Cultural, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Social Engagement Summit, evento realizado pelo Atados em parceria com o Points of Light.
O encontro reuniu 360 líderes de grandes empresas, que debateram sobre engajamento social, voluntariado corporativo, boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), inclusão produtiva, Investimento Social Privado (ISP) e demais temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.
Encontro pré-Summit, em que empresas trocaram sobre desafios e sucessos de se engajarem socialmente
A conexão entre negócios e impacto social
O mestre de cerimônias foi Edgard Gouveia Jr. (na foto de capa do conteúdo), bioarquiteto, Game & Experience Designer, Co-fundador da LiveLab, que abriu o evento destacando como programas de voluntariado podem se conectar fortemente com as estratégias e metas das empresas. Cada vez mais, as organizações buscam integrar suas ações sociais de maneira sistêmica, alinhando-as a seus projetos e metas internas. A ideia é fazer do voluntariado não apenas uma ação pontual, mas um pilar que fortalece a cultura corporativa e promove um impacto social real e duradouro.
- Jaime Ulloa compartilhou sobre os desafios territoriais para se atuar socialmente no Peru e como ele faz para conectar com êxito o voluntariado com as estratégias e metas do negócio no Peru e outros países da América Latina;
- Juliana de Paula, do BTG Pactual, dividiu com o público como o programa de voluntariado do BTG foi desenvolvido até chegar na estrutura de hoje;
- Mônica Espadaro, do Instituto Alcoa, compartilhou sobre o seu programa de voluntariado, com diferentes perfis de ações e utilização de investimento social privado como estratégia.
Uma das principais tendências observadas foi a crescente integração dos programas de voluntariado corporativo com as estratégias e metas de negócios das empresas.
Cada vez mais, as organizações buscam alinhar suas iniciativas de voluntariado com seus objetivos corporativos, criando metodologias próprias e adotando uma visão mais sistêmica.
Esse modelo não apenas fortalece os projetos sociais internos, mas também maximiza o impacto dessas ações, conectando-as de maneira estratégica a outras iniciativas e áreas da empresa. Dessa forma, o voluntariado se torna um pilar importante na cultura organizacional e no cumprimento de metas empresariais mais amplas.
Da esquerda para a direita, Mônica Espadaro, Juliana de Paula, Beatriz Carvalho, do Atados, e James Ulloa
ESG e ações efetivas: como as empresas podem fazer a diferença
O segundo painel do evento trouxe à tona o papel das empresas na implementação do conceito de ESG de maneira prática e efetiva. A discussão focou em como o engajamento social pode ser uma parte essencial da estratégia de ESG de uma organização.
As empresas que estão integrando essas práticas estão não só aderindo a políticas de sustentabilidade, mas também repensando suas estruturas internas para incluir diversidade e inclusão de forma genuína e transformadora.
- Emilio Sierra trouxe uma perspectiva latino americana de como o ESG vem sendo implementado nas empresas, com cases de sucesso de empresas que trabalharam bem a temática fora do Brasil;
- Marcos Pinheiro pôde trazer um pouco da sua experiência como consultor em ESG para empresas e como um profissional da área deve se preparar e se especializar para conseguir esses objetivos;
- Scarlett Rodrigues pôde nos apresentar o que o Instituto Ethos vem observando a partir do Mapa da Desigualdade e as correlações com ESG e implementação das estratégias ESG que o instituto acompanhou.
Da esquerda para a direita, Scarlett Rodrigues, Marcos Pinheiro, Alana Vargas, do Atados, e Emilio Sierra
Diversidade e Inclusão nas organizações
O evento também contou com um painel enriquecedor sobre diversidade e inclusão. O foco foi nas estratégias que as empresas estão adotando para promover um ambiente inclusivo, com exemplos de boas práticas em recrutamento, programas internos voltados à inclusão e ações de organizações especializadas no tema.
Personalidades importantes para o tema, como:
- Daniela Lira, líder na Caruru Diversidade;
- Leonardo Medeiros, diretor executivo, fundador e CEO do Instituto Realiza.vc;
- Janaina Oliveira, especialista de parcerias estratégicas no Instituto Coca-Cola;
- Maristela Zago, gerente de Diversidade e Inclusão na WarnerBros Discovery;
- e Vinicius Coutinho, Analista de Projetos e Marketing na Inovativos
compartilham suas jornadas, apresentando como estão redefinindo seus processos para não só acolher, mas celebrar a diversidade como um verdadeiro pilar das operações organizacionais.
Da esquerda para a direita, Janaína Oliveira, Vinicius Coutinho, Maristela Zago, Gustavo Pereira, Daniela Lira e Leonardo Medeiros
Investimento Social Privado (ISP): alinhamento entre propósito e inovação
O último painel do Social Engagement Summit abordou o Investimento Social Privado (ISP), um tema fundamental para empresas que buscam se alinhar com seu propósito de gerar impacto social positivo. Mariana Campanatti guiou o painel compartilhando com o público como o Instituto Mol atua para educar, engajar e gerar doações, e como, dentro desse trabalho, os desafios são enormes no incentivo à cultura de doação.
Empresas e organizações sociais presentes compartilharam boas práticas, discutindo como alinham o ISP aos seus objetivos e como inovam nesse campo. Um dos destaques foi a participação do Instituto Feira Preta, que mostrou como os recursos do ISP podem ser direcionados de forma eficiente para projetos com real impacto social.
Personalidades que marcaram presença neste painel:
- Janaína Rosa, líder de Projetos Empresariais no Atados;
- Adriana Barbosa, Fundadora e CEO do Pretahub;
- Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre – Brasil;
- Ligia Annuziato, Head of Sustentability and DE&I – BDF Nivea Brasil;
- e Mariana Campanatti, Diretora Executiva do Instituto Mol.
Da esquerda para a direita, Adriana Barbosa, Laura Motta, Janaína Rosa, Ligia Annuziato e Mariana Campanatti
Networking e oportunidades de conexões
Além dos painéis, o evento se destacou pela criação de um ambiente propício ao networking, reunindo empresas e indivíduos comprometidos com o impacto social positivo. Esse espaço de troca de experiências e colaboração se mostrou essencial para fortalecer as parcerias e as iniciativas voltadas para a responsabilidade social e para o desenvolvimento sustentável.
Com mais de 800 inscritos e mais de 450 representantes de empresas, o Social Engagement Summit 2024 foi um grande sucesso, consolidando-se como um importante ponto de encontro para aqueles que acreditam no poder das empresas para transformar a sociedade de maneira mais justa, inclusiva e sustentável.
Networking entre empresas
Correalização Atados e Points of Light
Este evento, realizado pela segunda vez consecutiva, agora na sua segunda edição, foi uma correalização entre o Atados e o Points of Light, organizações que atuam juntas para promover a imersão no universo do voluntariado corporativo, ESG e responsabilidade social. A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso com a transformação social e o engajamento das empresas em ações que geram um impacto positivo para a sociedade.
A edição de 2024 do Social Engagement Summit reafirma que as empresas podem – e devem – estar cada vez mais comprometidas com causas sociais, não apenas como uma obrigação, mas como uma verdadeira oportunidade de evolução e inovação.