Ir para o conteúdo
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Projetos Incentivados
  • Conteúdos
  • Contato
  • Home
  • Quem Somos
  • Serviços
  • Projetos Incentivados
  • Conteúdos
  • Contato

Como empresas se engajaram na primeira edição do Social Engagement Summit

Impacto social, inovação e oportunidades de networking para empresas comprometidas com responsabilidade social

No dia 23 de maio de 2024, a Unibes Cultural, em São Paulo, foi palco da segunda edição do Social Engagement Summit, evento realizado pelo Atados em parceria com o Points of Light. 

O encontro reuniu 360 líderes de grandes empresas, que debateram sobre engajamento social, voluntariado corporativo, boas práticas de ESG (Environmental, Social and Governance), inclusão produtiva, Investimento Social Privado (ISP) e demais temas fundamentais para a construção de uma sociedade mais igualitária e justa. 

Encontro pré-Summit, em que empresas trocaram sobre desafios e sucessos de se engajarem socialmente  

A conexão entre negócios e impacto social

O mestre de cerimônias foi Edgard Gouveia Jr. (na foto de capa do conteúdo), bioarquiteto, Game & Experience Designer, Co-fundador da LiveLab, que abriu o evento destacando como programas de voluntariado podem se conectar fortemente com as estratégias e metas das empresas. Cada vez mais, as organizações buscam integrar suas ações sociais de maneira sistêmica, alinhando-as a seus projetos e metas internas. A ideia é fazer do voluntariado não apenas uma ação pontual, mas um pilar que fortalece a cultura corporativa e promove um impacto social real e duradouro.

  • Jaime Ulloa compartilhou sobre os desafios territoriais para se atuar socialmente no Peru e como ele faz para conectar com êxito o voluntariado com as estratégias e metas do negócio no Peru e outros países da América Latina;
  • Juliana de Paula, do BTG Pactual, dividiu com o público como o programa de voluntariado do BTG foi desenvolvido até chegar na estrutura de hoje;
  • Mônica Espadaro, do Instituto Alcoa, compartilhou sobre o seu programa de voluntariado, com diferentes perfis de ações e utilização de investimento social privado como estratégia.

 

Uma das principais tendências observadas foi a crescente integração dos programas de voluntariado corporativo com as estratégias e metas de negócios das empresas.

Cada vez mais, as organizações buscam alinhar suas iniciativas de voluntariado com seus objetivos corporativos, criando metodologias próprias e adotando uma visão mais sistêmica.

Esse modelo não apenas fortalece os projetos sociais internos, mas também maximiza o impacto dessas ações, conectando-as de maneira estratégica a outras iniciativas e áreas da empresa. Dessa forma, o voluntariado se torna um pilar importante na cultura organizacional e no cumprimento de metas empresariais mais amplas.

Da esquerda para a direita, Mônica Espadaro, Juliana de Paula, Beatriz Carvalho, do Atados, e James Ulloa

ESG e ações efetivas: como as empresas podem fazer a diferença

O segundo painel do evento trouxe à tona o papel das empresas na implementação do conceito de ESG de maneira prática e efetiva. A discussão focou em como o engajamento social pode ser uma parte essencial da estratégia de ESG de uma organização.

As empresas que estão integrando essas práticas estão não só aderindo a políticas de sustentabilidade, mas também repensando suas estruturas internas para incluir diversidade e inclusão de forma genuína e transformadora.

  • Emilio Sierra trouxe uma perspectiva latino americana de como o ESG vem sendo implementado nas empresas, com cases de sucesso de empresas que trabalharam bem a temática fora do Brasil;
  • Marcos Pinheiro pôde trazer um pouco da sua experiência como consultor em ESG para empresas e como um profissional da área deve se preparar e se especializar para conseguir esses objetivos;
  • Scarlett Rodrigues pôde nos apresentar o que o Instituto Ethos vem observando a partir do Mapa da Desigualdade e as correlações com ESG e implementação das estratégias ESG que o instituto acompanhou.

Da esquerda para a direita, Scarlett Rodrigues, Marcos Pinheiro, Alana Vargas, do Atados, e Emilio Sierra

Diversidade e Inclusão nas organizações

O evento também contou com um painel enriquecedor sobre diversidade e inclusão. O foco foi nas estratégias que as empresas estão adotando para promover um ambiente inclusivo, com exemplos de boas práticas em recrutamento, programas internos voltados à inclusão e ações de organizações especializadas no tema.

Personalidades importantes para o tema, como:

  • Daniela Lira, líder na Caruru Diversidade;
  • Leonardo Medeiros, diretor executivo, fundador e CEO do Instituto Realiza.vc;
  • Janaina Oliveira, especialista de parcerias estratégicas no Instituto Coca-Cola;
  • Maristela Zago, gerente de Diversidade e Inclusão na WarnerBros Discovery;
  • e Vinicius Coutinho, Analista de Projetos e Marketing na Inovativos

compartilham suas jornadas, apresentando como estão redefinindo seus processos para não só acolher, mas celebrar a diversidade como um verdadeiro pilar das operações organizacionais.

1 (65)

Da esquerda para a direita, Janaína Oliveira, Vinicius Coutinho, Maristela Zago, Gustavo Pereira, Daniela Lira e Leonardo Medeiros

Investimento Social Privado (ISP): alinhamento entre propósito e inovação

O último painel do Social Engagement Summit abordou o Investimento Social Privado (ISP), um tema fundamental para empresas que buscam se alinhar com seu propósito de gerar impacto social positivo. Mariana Campanatti guiou o painel compartilhando com o público como o Instituto Mol atua para educar, engajar e gerar doações, e como, dentro desse trabalho, os desafios são enormes no incentivo à cultura de doação. 

Empresas e organizações sociais presentes compartilharam boas práticas, discutindo como alinham o ISP aos seus objetivos e como inovam nesse campo. Um dos destaques foi a participação do Instituto Feira Preta, que mostrou como os recursos do ISP podem ser direcionados de forma eficiente para projetos com real impacto social.

Personalidades que marcaram presença neste painel:

  • Janaína Rosa, líder de Projetos Empresariais no Atados;
  • Adriana Barbosa, Fundadora e CEO do Pretahub;
  • Laura Motta, Gerente de Sustentabilidade do Mercado Livre – Brasil;
  • Ligia Annuziato, Head of Sustentability and DE&I – BDF Nivea Brasil;
  • e Mariana Campanatti, Diretora Executiva do Instituto Mol.

Da esquerda para a direita, Adriana Barbosa, Laura Motta, Janaína Rosa, Ligia Annuziato e Mariana Campanatti 

Networking e oportunidades de conexões

Além dos painéis, o evento se destacou pela criação de um ambiente propício ao networking, reunindo empresas e indivíduos comprometidos com o impacto social positivo. Esse espaço de troca de experiências e colaboração se mostrou essencial para fortalecer as parcerias e as iniciativas voltadas para a responsabilidade social e para o desenvolvimento sustentável.

Com mais de 800 inscritos e mais de 450 representantes de empresas, o Social Engagement Summit 2024 foi um grande sucesso, consolidando-se como um importante ponto de encontro para aqueles que acreditam no poder das empresas para transformar a sociedade de maneira mais justa, inclusiva e sustentável.

Networking entre empresas  

Correalização Atados e Points of Light

Este evento, realizado pela segunda vez consecutiva, agora na sua segunda edição, foi uma correalização entre o Atados e o Points of Light, organizações que atuam juntas para promover a imersão no universo do voluntariado corporativo, ESG e responsabilidade social. A parceria entre as duas instituições reforça o compromisso com a transformação social e o engajamento das empresas em ações que geram um impacto positivo para a sociedade.

A edição de 2024 do Social Engagement Summit reafirma que as empresas podem – e devem – estar cada vez mais comprometidas com causas sociais, não apenas como uma obrigação, mas como uma verdadeira oportunidade de evolução e inovação.

Compartilhe este conteúdo:

Fique por dentro dos próximos eventos do Atados e receba novidades de engajamento social

Posts relacionados

Jornada da Inclusão | Guia

Jornada de Inclusão Um convite para construir um futuro mais justo O que você encontrará neste guia? Você já se perguntou como pode contribuir para apoiar pessoas em situação de vulnerabilidade social? O Atados preparou um material transformador para quem deseja entender mais sobre o tema e agir com impacto: o Guia “Jornada de Inclusão – Entenda e Apoie Públicos Vulneráveis”. Este guia foi desenvolvido com o objetivo de ampliar a conscientização e oferecer ferramentas

Leia mais
Foto ilustrativa do relatório anual de atividades do Atados de 2023

Relatório anual de 2023

O Atados é uma associação sem fins lucrativos e presta contas para assegurar a confiabilidade das nossas ações.  Nosso time garante a construção de programas que estejam alinhados às necessidades das ONGs e empresas parceiras, sem esquecer o alto padrão de idoneidade fiscal, pela elaboração contínua de relatórios e auditorias anuais. A seguir, você pode conferir o relatório anual de 2023, que foi um ano cheio de projetos de impacto. Acesse o relatório anual de

Leia mais
Voltar para a página de conteúdos
Atados para empresas plugins premium WordPress
Group 1000006381
image

O Cartas e Cores é um projeto via Rouanet que leva educação, afeto e arte para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade. Por meio de trocas de cartas escritas a mão, voluntários e crianças/ou jovens atendidos por ONGs parceiras se conectam e compartilham suas vivências e sonhos. Essas cartas são fotografadas e inspiram a criação de murais artísticos, que são desenvolvidos nas comunidades do entorno por artistas locais, e com a participação dessas crianças e jovens e voluntários.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

Entregas

Como participar

Sua empresa pode participar incentivando a atuação voluntária de colaboradores na escrita de cartas e apoio às oficinas, promovendo conexões afetivas com crianças e jovens. Além disso, pode contribuir na realização das atividades artísticas e na construção coletiva dos murais, ampliando o impacto social e cultural nas comunidades atendidas.

Entre em contato pelo formulário e participe!

image
Banner ilustrativo de Universidade da Vida

O Universidade da Vida promove o protagonismo de pessoas idosas por meio de oficinas e encontros culturais, educativos e de bem-estar. As atividades são pensadas para estimular a autonomia, o protagonismo e a saúde dos participantes.

O Atados, por meio do Fundo Municipal do Idoso e parceiros, faz do Universidade da Vida um espaço de dedicado a momentos de escuta, respeito e construção conjunta do futuro, em acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, promovendo ações de inclusão e sustentabilidade.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU:

Etapas

Meta

A iniciativa foca em promover cuidado e bem-estar. Pensando nisso, em parceria com organizações locais, serão mapeados e selecionados 300 idosos para participarem do projeto.

Como participar

Sua empresa pode participar incluindo seus colaboradores como pessoas voluntárias ao longo das atividades, assim envolvendo seu time na causa da saúde e bem-estar de idosos e também promovendo entre eles momentos de team building e desenvolvimento de soft skills.

Entre em contato pelo formulário e participe!